Saltar os Menus

Exposições

Exposições Virtuais

2021

Fragmentos!

Durante o ano de 2021, o ADAVR promove 6 exposições virtuais denominadas “Fragmentos!

O seu objetivo é contribuir para um melhor conhecimento e, evidentemente, preservação, do material fragmentário que serve de capa aos Livros de Registo Paroquial do Arquivo Distrital de Aveiro, e tem por base o trabalho desenvolvido por Rui Jorge Martins Coelho Nicolau para a cadeira de Codicologia de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Foram vistos 3771 livros, os quais forneceram 84 manuscritos fragmentários divididos em quatro grupos de acordo com a sua tipologia geral – Fragmentos Latinos, Franceses, Musicais e Portugueses.

O concelho que mais fragmentos forneceu foi, como se esperava, o concelho de Aveiro; registe-se, contudo, que Albergaria-a-Velha, Anadia e Arouca também atingiram números interessantes.

Grande parte dos fragmentos inventariados apresenta letras iniciais distintas do texto, seja pelas dimensões, pela grafia, pela cor ou pela ornamentação. A inicial assume nos códices medievais uma importante função na abertura do texto, dos capítulos, dos parágrafos; ela simboliza a porta que abre o espaço da revelação. Quanto à ornamentação, os entrelaçados, as volutas e espirais, os motivos fitomórficos, são uma constante no conjunto de fragmentos estudado. É curioso notar que esta ideia de festa e exuberância, de maravilhoso, de prodígio, é fortemente representada através da ornamentação nos Livros Litúrgicos (missais, breviários, etc.) A iluminura do Fragmentos Aveiro, São Miguel, Livro 1, faz-nos lembrar uma passagem da obra “O Nome da Rosa” de Umberto Eco: “Adelmo preocupava-se com que a sua arte, cedendo a representações bizarras e fantásticas, tendesse todavia à glória de Deus, instrumento de conhecimento das coisas celestes”

Donde provêm estes fragmentos? Pergunta sacramental mas, obviamente, de difícil resposta. O conjunto de manuscritos estudados, com efeito, não nos permite retirar ilações concludentes. Não excluímos a hipótese, ainda, de alguns fragmentos pertencerem a códices de casas religiosas mais distantes, por exemplo, o Fragmento de São Miguel – Livro 1, pela qualidade artística patenteada, é provavelmente originário de Santa Cruz de Coimbra ou de Alcobaça. Outros Mosteiro e Conventos teriam, eventualmente, os seus scriptoria e as suas bibliotecas. De entre eles, sobressai, pelo valor patrimonial sócio-económica, o Mosteiro de Arouca, sem dúvida um espaço de dinamização cultural na região norte do distrito e porventura um pólo activo de produção de códices manuscritos.

 

Fragmentos Latinos Fragmentos franceses – parte 1 Fragmentos franceses – parte 2
Fragmentos musicais – parte 1 Fragmentos musicais – parte 2 Fragmentos musicais – parte 3

 

 


2019-2020

Notáveis da Minha Terra!

O ADAVR inicia hoje uma nova rubrica mensal em forma de exposição virtual intitulada “Notáveis da Minha Terra!

Durante os anos de 2019 e 2020, todos os meses será apresentada uma nova exposição documental virtual, em que partindo de uma seleção de documentos custodiados pelo ADAVR, como documentos notáveis, tornaremos presentes os seus intervenientes, personalidades, figuras notáveis da região de Aveiro que pela sua ação marcaram não só a sua época e o seu tempo mas deixaram um legado para o futuro que perdura na memória.

Com estas exposições documentais virtuais procuraremos aproximar o património arquivístico existente no ADAVR dos cidadãos, dando a conhecer a sua existência e a sua mais valia para a história local. Não é objetivo deste ciclo de exposições documentais virtuais promover a eleição da maior e mais significativa personalidade de cada um dos concelhos, nem promover a biografia dos escolhidos, mas tão só, promover o património arquivístico fazendo memória de personalidades já falecidas de cada um dos concelhos de entre os muitos milhares de cidadãos que ao longos dos últimos 500 anos viveram no distrito de Aveiro.

Deixamos aqui um convite à participação de todos os interessados neste ciclo de exposições documentais virtuais, enviem-nos as vossas sugestões (nome da personalidade, data e local de nascimento e falecimento, e uma resenha biográfica) para o nosso correio eletrónico: mail@adavr.dglab.gov.pt

Neste mês de janeiro de 2019 apresentamos alguns de entre os milhares de Notáveis Aveirenses.


 

ÁGUEDA. Notáveis da Minha Terra!

ALBERGARIA-A-VELHA. Notáveis da Minha Terra!

ANADIA. Notáveis da Minha Terra!

OVAR. Notáveis da Minha Terra!

 AROUCA. Notáveis da Minha Terra!

 CASTELO DE PAIVA. Notáveis da Minha Terra!

 ESPINHO. Notáveis da Minha Terra!

 ESTARREJA. Notáveis da Minha Terra!

 ÍLHAVO. Notáveis da Minha Terra!

 

 

 MEALHADA. Notáveis da Minha Terra!

 MURTOSA. Notáveis da Minha Terra!

 OLIVEIRA DE AZEMÉIS. Notáveis da Minha Terra!

OLIVEIRA DO BAIRRO. Notáveis da Minha Terra!

 AVEIRO. Notáveis da Minha Terra!

 SÃO JOÃO DA MADEIRA. Notáveis da Minha Terra!

 SEVER DO VOUGA. Notáveis da Minha Terra!

SANTA MARIA DA FEIRA. Notáveis da Minha Terra!

 VAGOS. Notáveis da Minha Terra!

 VALE DE CAMBRA. Notáveis da Minha Terra!

Última Actualização: 31 de Dezembro de 2021