12 de Setembro de 2014
Planta indicativa do Plano d’Obras para o melhoramento da Barra de Aveiro: Projecto de 26 de Fevereiro de 1874
“Em 1874, com base nos estudos hidrográficos efectuados a seu pedido e na observação, durante vários anos, da dinâmica da laguna, Silvério da Silva compreendeu que este espaço necessitava de novas intervenções, sobretudo que orientassem as correntes no sentido da barra. O esboço deste novo projecto pode ver-se figurado com traçado fino.
Este engenheiro propõe a abertura de um novo canal artificial, o canal do Espinheiro, que se prolongue até ao canal de abertura da laguna. Desta forma, consolidaria e aproveitaria o ramo lagunar de Mira e aumentaria as correntes de vazante, mantendo a posição da barra e aumentando a sua profundidade intervenções, sobretudo que orientassem as correntes no sentido da barra. Desta forma, consolidaria e aproveitaria o ramo lagunar de Mira e aumentaria as correntes de vazante, mantendo a posição da barra e aumentando a sua profundidade”,
in A laguna de Aveiro (Centro de Portugal) no século XIX: uma abordagem através da geomorfologia histórica. (MARTINS, CÁTIA BRAGANÇA). (file:///C:/Users/pcorreia/Downloads/102-376-1-PB.pdf)