Saltar os Menus

Notícias

9 de Dezembro de 2025

Registo de óbito de Mário Ferreira Duarte (1869-1939)

Assinala-se hoje o 86.º aniversário do falecimento de Mário Ferreira Duarte, ocorrido em 9 de dezembro de 1939, em Vera Cruz (Aveiro). O documento que partilhamos é o seu assento de óbito, preservado no acervo do Arquivo Distrital de Aveiro.

Nascido em Anadia, em 7 de abril de 1869, Mário Duarte radicou-se em Aveiro, onde exerceu funções como Diretor de Finanças. Foi casado com a Baronesa da Recosta, D. Maria Teresa de Melo, distinta desportista para a época.
 
Considerado um verdadeiro sportman, praticou com mestria um vasto leque de modalidades, entre as quais futebol, ciclismo, ténis, remo, vela, natação, ginástica, esgrima, luta greco-romana, halterofilia, tiro e golfe. A sua polivalência granjeou-lhe notável prestígio. Destacou-se ao vencer várias competições nacionais e internacionais, tendo disputado a taça anual Eduardo VII em conjunto com o rei D. Carlos, e foi eleito em 1905, num plebiscito promovido pelo jornal Os Sports, como “o desportista mais completo de Portugal”.
 
Foi também pioneiro no desenvolvimento do desporto em Portugal. Capitaneou o Ginásio Aveirense, organizou em 1898 a primeira corrida ciclista entre Aveiro e Coimbra, participou nos primeiros campeonatos nacionais de natação, representou a Académica de Aveiro no futebol e o Beira-Mar no polo aquático. Foi fundador da Associação de Futebol de Aveiro, criou o Grupo Futebolista Ilhavense e fundou, em 1893, o Ginásio Aveirense, edifício modelar que marcou a vida desportiva e educativa da cidade.
 
Além da atividade desportiva, destacou-se também como jornalista e publicista, editando e dirigindo periódicos como Ovos-Moles e Mexilhões (1893), Le Portugal Philatélique (1895) e Districto de Aveiro.
 
Figura incontornável da história de Aveiro e do desporto nacional, Mário Duarte permanece uma referência pelo seu pioneirismo, versatilidade e contributo para a afirmação de Portugal no panorama desportivo internacional.
 
🗄 Documento com o código de referência: PT/ADAVR/RC/CRCAVR/003/0043
 
💻 Consulte este e outros documentos históricos do Distrito de Aveiro em: https://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/
Esta notícia foi publicada em 9 de Dezembro de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque.