4 de Novembro de 2025
Inventário orfanológico do pai de Clara d’Ovar (1925-2002)
Assinala-se hoje o 100.º aniversário do nascimento de Clara d’Ovar, nascida Leolina Clara Gomes Dias Simões a 4 de novembro de 1925, em Ovar.
O documento que partilhamos é o inventário orfanológico do seu pai, Manuel Dias Simões, falecido a 1 de agosto de 1930, aos 31 anos de idade. Neste processo, a celebrada artista é mencionada como “Leolina Clara Gomes Dias Simões, menor, aos cinco anos de idade”. Este registo testemunha o momento em que Clara perdeu o pai.
Filha de Manuel Dias Simões e de Margarida Ferreira Soares Gomes Dias Simões, Clara era neta de António Dias Simões, destacado historiador, poeta, dramaturgo e figura maior da tradição vareira, que a terá ensinado a cantar.
A sua vida viria a ser marcada por uma notável carreira multifacetada. Cantora, escritora, produtora e atriz de cinema, Clara d’Ovar alcançou notoriedade em França e Portugal, tendo atuado em filmes, publicado livros de poesia e prosa, e divulgado a cultura portuguesa além-fronteiras.
O inventário orfanológico é um testemunho essencial das suas origens e do impacto familiar que marcou os seus primeiros anos de vida, hoje preservado no Arquivo Distrital de Aveiro.
🗄 Documento com o código de referência: PT/ADAVR/TJCOVR/82/2436
💻 Consulte este e outros documentos históricos do Distrito de Aveiro em: https://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/
