Saltar os Menus

Notícias

7 de Novembro de 2024

Exposição “Memórias Passadas e Desenhos do Presente” – Francisco Goulão

Salão Nobre do Arquivo Distrital de Aveiro

09h00 – 15h30 (dias úteis), até 30/10/2024 – ENTRADA GRATUITA

No âmbito das Comemorações do 188.º Aniversário da Freguesia de Aradas, encontra-se patente no Arquivo Distrital de Aveiro a exposição “Memórias Passadas e Desenhos do Presente”, de Francisco Goulão, que pode ser visitada gratuitamente, até ao dia 30 de novembro de 2024.

Os visitantes poderão igualmente contemplar uma seleção de documentos de personalidades, figuras públicas, notáveis do concelho de Aveiro, bem como outros fundos documentais pertencentes ao acervo documental do ADAVR, que foram especialmente reunidos para esta ocasião.

Deixe-se levar pelos registos do passado e veja Aradas e Aveiro pelos olhos de quem vive e celebra o presente.

Sobre o Artista

Francisco Goulão, aposentado, nasceu em Lisboa no ano de 1951. É surdo de nascença, tendo concluído em 1977 a licenciatura em Belas Artes, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Exerceu durante 38 anos a docência, como professor de Educação Visual para crianças surdas, no Centro António Cândido, no Porto.

Fixou-se em Espinho no ano de 1977, ao contrair o matrimónio. Em 2020 passou a residir em Aveiro.

Em 2012 organizou a sua primeira Exposição, “Goulão pinta Espinho”, na Galeria de Arte da Junta de Freguesia de Espinho, seguindo-se de diversas outras exposições em várias localidades do País. Em Aveiro realizou a sua primeira exposição artística no evento “Street Arts Fest 2024”, organizado pela Mordomia de São Gonçalinho, a setembro de 2024.

Em 2016 lançou o seu primeiro livro, “Goulão desenha Espinho” e em 2023, lançou o livro como ilustrador “A Espinhense é uma riqueza”. Publica os seus desenhos em diversos jornais e é palestrante assíduo sobre a arte surda em diversas escolas e universidades.

O desenho é uma das suas grandes paixões, sendo caracterizado pela forma como olha e capta o que o rodeia.

Em 2022 foi condecorado pela Comunidade Luso Venezuelana com a medalha de mérito cultural, em 2023 foi homenageado pela Confraria da Caldeirada de peixe e do camarão de Espinho, com um Diploma de Reconhecimento do valor artístico e em junho de 2024, foi homenageado na cidade de Espinho, com o Diploma de Louvor no domínio cívico.

Esta notícia foi publicada em 7 de Novembro de 2024 e foi arquivada em: Documento em destaque.