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Notícias

10 de Janeiro de 2024

Abertura de procedimento concursal comum para preenchimento de 1 posto de trabalho da carreira geral de Técnico Superior

Aviso (extrato) n.º 316/2024, de 9 de janeiro | BEP cód. oferta: OE202401/0166
Envio de candidaturas para:mail@adavr.dglab.gov.pt
Data Publicitação:2024-01-09
Data Limite:2024-01-23

 

Procedimento concursal comum para preenchimento de 1 (um) posto de trabalho da carreira geral de técnico superior do mapa de pessoal da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, para exercer funções no Arquivo Distrital de Aveiro

Nos termos do disposto no artigo 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e no artigo 11.º da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal em epígrafe, nos seguintes termos:

Entidade que realiza o procedimento: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa.

Número de postos de trabalho: 1 (um).

Caracterização do posto de trabalho a ocupar:

O posto de trabalho caracteriza-se pelo exercício de funções na carreira geral de técnico superior, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua atual redação, e pelo desenvolvimento das atividades inerentes à unidade orgânica para o qual é aberto o presente procedimento, designadamente:

  • Estabelecer e aplicar critérios de gestão de documentos;
  • Avaliar e organizar a documentação de fundos públicos e privados com interesse administrativo, probatório e cultural;
  • Proceder à avaliação de massas documentais, tendo em vista a seleção e eliminação;
  • Orientar e elaborar instrumentos de descrição da documentação;
  • Apoiar o utilizador orientando-o na pesquisa de registos e documentos;
  • Promover ações de divulgação da documentação custodiada e dos serviços prestados;
  • Executar ou dirigir os trabalhos de descrição arquivística, nos termos das Orientações para a descrição arquivística (ODA), ou outras orientações em vigor, e na plataforma eletrónica existente;
  • Implementar critérios de conservação preventiva dos documentos e monitorizar o seu estado de conservação;
  • Implementar as metodologias definidas nos termos da política de aquisições em vigor na DGLAB;
  • Controlar os processos de incorporação de documentação nos termos da legislação em vigor e instruções internas;
  • Prestar serviços de consultoria e apoio técnico na área de arquivo.

Carreira/categoria: Técnico superior.

Formação académica: Licenciatura na área da Informação e Documentação (excluindo a área de comunicação social ou similar), ou qualquer outra licenciatura desde que complementada por pós-graduação/especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo) ou por mestrado na área de arquivo, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação e, ou, experiência profissionais.

Prazo de candidatura: 10 (dez) dias úteis contados a partir da data da publicação integral do Aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP).

Local onde se encontra a publicação integral do procedimento: Bolsa de Emprego Público em www.bep.gov.pt.

Mais INFO

Esta notícia foi publicada em 10 de Janeiro de 2024 e foi arquivada em: ADAVR, Recursos Humanos.