Saltar os Menus

Notícias

6 de Novembro de 2020

Vagos. Notáveis da Minha Terra!

O Arquivo Distrital de Aveiro – ADAVR dedica o mês de novembro de 2020 aos documentos de personalidades, figuras públicas, notáveis do concelho de Vagos.

Do concelho de Vagos selecionamos 23 documentos de personalidade de épocas diferentes, de estatutos sociais, e áreas culturais distintas de entre as milhares que celebra ao longo da sua história e que são de igual modo merecedoras de homenagem. Desde o escritor e jornalista João José Grave, ao compositor e maestro Duarte João Gravato, à professora Maria Júlia Brito Almeida Costa e ao Arcebispo-Bispo Manuel dos Santos Rocha, assinalamos 23 documentos destas 23 personalidades entre muitas outras que em épocas diferentes marcaram a história de Vagos.


Ficha técnica da exposição documental virtual:

Objetivo: esta exposição enquadra-se no projeto “Notáveis da Minha Terra!“, ciclo de exposições documentais virtuais, a realizar nos anos de 2019-2020, que tem por objetivo aproximar o património arquivístico existente no ADAVR dos cidadãos, dando a conhecer a sua existência e a sua mais valia para a história local.

Não é objetivo deste ciclo de exposições documentais virtuais promover a eleição da maior e mais significativa personalidade de cada um dos concelhos, nem promover a biografia dos escolhidos, mas tão só, promover o património arquivístico fazendo memória de personalidades já falecidas de cada um dos concelhos de entre os muitos milhares de cidadãos que ao longos dos últimos 500 anos viveram no distrito de Aveiro.

Critérios de seleção dos documentos e personalidades:

  • Existência de documento no ADAVR ou na rede de Arquivo da DGLAB referente a uma personalidade já falecida, que pela sua ação marcou de forma positiva ou negativa a história local de uma comunidade, freguesia ou concelho;

  • enviem-nos sugestões (nome da personalidade, data e local de nascimento e falecimento, e uma resenha biográfica) para o correio eletrónico: mail@adavr.dglab.gov.pt

Esta notícia foi publicada em 6 de Novembro de 2020 e foi arquivada em: ADAVR, Documento em destaque, Geral.