10 de Maio de 2020
Aviso – Reabertura presencial do ADAVR
A partir do dia 11 de maio, o Arquivo Distrital de Aveiro (re)abrirá o atendimento presencial ao público, com um horário provisório das 10h00 às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Na reabertura dos Serviços presenciais nos Serviços dependentes da DGLAB, terminado o Estado de Emergência, são adotadas medidas para reforçar a proteção de todos – leitores, visitantes e trabalhadores – face ao COVID-19.
O reforço de meios e procedimentos de proteção enquadra-se nas mais recentes orientações da Direção Geral de Saúde, no Plano de Desconfinamento definido pelo Conselho de Ministros https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-medidas-gerais/, bem como a apresentação do Sr. Primeiro-Ministro com a regras gerais https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=145dfa9e-1f15-418c-9295-6388d7d5faff
Nesta fase devem ser respeitadas, em particular, as Resoluções do Conselho de Ministros contidas nos seguintes diplomas Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020 – Diário da República n.º 85/2020, 3º Suplemento, Série I de 2020-04-30132883344
Alertamos, contudo, que nos termos do Plano de Contingência Doença por COVID19 – incremento de medidas de prevenção e de proteção – Abertura dos Serviços Presenciais da DGLAB, aprovado por despacho do Exmo. Sr. Diretor-Geral da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 8 de maio, serão adotadas medidas obrigatórias que resultarão nalgumas restrições ou alteração ao modo de funcionamento dos serviços habitualmente disponibilizados:
1. No acesso ao edifício do Arquivo Distrital de Aveiro são obrigatórias as seguintes medidas de proteção: |
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1.a) Usar a máscara e mantê-la por todo o tempo até à sua saída do edifício | 1.b) Higienizar as mãos com solução antissética de base alcoólica disponibilizada pelo ADAVR | 1.c) Distanciamento físico |
2. Consulta de documentos na Sala de Leitura – Pedido Antecipado de Consulta
A consulta de documentos é efetuada exclusivamente através do sistema CRAV por “Pedido Antecipado de Consulta“. Apenas será permitido o acesso à Sala de Leitura aos leitores que tenham efetuado previamente um “Pedido Antecipado de Consulta” e o mesmo tenha sido aprovado e confirmado pelos serviços do ADAVR. Os pedidos de consulta de documentação efetuados na hora na Sala de Leitura estão suspensos enquanto vigorar o Plano de Contingência Doença por COVID19 da DGLAB.
A Sala de Leitura tem uma lotação máxima de 3 lugares, com 2 períodos diários de consulta disponíveis: manhã: 10h-12h30 | tarde: 13h00-15h30
Em caso de dúvida contate: Tel: 234 003 400 | email: mail@adavr.dglab.gov.pt |
⇒ Como submeter um Pedido Antecipado de Consulta |
1. Aceda a: https://digitarq.adavr.arquivos.pt/ecnReq 2. Preencha os campos do formulário. É obrigatório o preenchimento de um dos seguintes campos: “Código de Referência**” e/ou “Cota Atual**“. NB: Se não possui essa informação, registe no campo “Cota Atual**” o nome da entidade produtora do documento – exemplo: “Cartório Notarial de Espinho“ No campo “Informação adicional” – registo o máximo de informação sobre o documento que pretende consultar. A cada pedido corresponde apenas 1 documento /unidade a consultar (limite 10/dia) 3. Selecione a data de reserva em que pretende deslocar-se ao ADAVR – tem 2 períodos disponíveis de consulta: manhãs: 10h-12h30 e/ou tarde 13h00-15h30. 4. Aguarde a confirmação e aprovação do pedido antecipado de consulta por parte dos serviços do ADAVR. Não se desloque ao ADAVR sem receber a confirmação do seu pedido de consulta antecipada. |
Para mais informações consulte: