Saltar os Menus

Notícias

19 de Novembro de 2018

DOCUMENTO EM DESTAQUE – mês de novembro (continuação)

Manuel Luiz Ferreira Tavares, sócio fundador da Fábrica de Papel de Valmaior (1815-1889)

Manuel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva, conhecido como “Alferes da Fonte” nasceu em 20 de Janeiro de 1815, pertencendo à ilustre e muito antiga “Família dos Luizes”.
Filho do Capitão Miguel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva, casou com Dª. Jacinta Clara de Jesus Ferreira Pires, filha dos terceiros Senhores da “Casa do Matinho” João Marques Pires e de D. Maria Clara Ferreira.
Associado a seu irmão José Luiz Ferreira Tavares, foi um dos primeiros industriais de Albergaria e talvez do distrito, fundando uma indústria de serração (conhecida por “a máquina” devido a possuírem uma máquina de injeção, situando-se entre o lugar da Semouqueira e a Estrada Real Lisboa-Porto, próximo do Taco, atual Zona Industrial de Albergaria-a-Velha) e, em 1872, a Fábrica de Papel de Vale Maior.
Assim, principalmente nos anos de 1878 a 1880, a “Ferreira & Companhia” tornou-se numa das empresas com maior volume de negócios do país, e o Alferes Manuel no maior industrial do Distrito de Aveiro do seu tempo.
Herdou a “Casa da Fonte”, em Albergaria-a-Velha, onde viveu e faleceu em 1 de Julho de 1889, deixando uma vasta e ilustre prole.
Era pai de Francisco Luiz Ferreira Tavares, Barão do Cruzeiro, e José Luiz Ferreira Rodrigues, Visconde dos Lagos.

 

Esmeraldina Martins
ADAVR | Técnica Superior

Fontes:
Livro Paroquial de Albergaria-a-Velha n.º 11, Batismos, Fl. 231 v. – PT/ADAVR/PALB01/1/11.

Referências Bibliográficas: adaptado de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha” e Delfim Bismarck, Revista Patrimónios nº 4 Maio 2004

Esta notícia foi publicada em 19 de Novembro de 2018 e foi arquivada em: ADAVR, Documento em destaque, Geral.