Saltar os Menus

Notícias

8 de Junho de 2018

ADAVR | Dia Internacional dos Arquivos 2018 – 9 de junho

O Arquivo Distrital de Aveiro assinala o Dia Internacional dos Arquivos, dedicado este ano ao tema “Archives: Governance, Memory and Heritage” com um conjunto de iniciativas:

  • Município de Arouca – dia 8 de Junho, 15h30 – Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca. Cerimónia de assinatura do auto de doação e entrega do acervo documental do escritor arouquense Dr. José Nuno Pereira Pinto ao Município de Arouca. Organização: Câmara Municipal de Arouca.

 

  • Arquivo Distrital de Aveiro – dia 9 de Junho – CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual) – disponibilização de novos serviços em linha, novo balcão eletrónico de acesso aos vários serviços e património arquivístico disponibilizado pelo ADAVR.

ADAVR- disponibilização de património arquivístico no repositório digital do ADAVR, divulgação nas redes sociais e portal institucional.

 

  • Arquivo Distrital de Aveiro – dia 11 de junho – Auditório do Arquivo Distrital de Aveiro. Inauguração da exposição “18 Fascinating Documents from the Archive ADAVR”.

Exposição patente de 11 a 29 de junho, das 10h às 16h – dias úteis, constituída por conjunto de preciosidades e documentos insólitos do acervo documental do ADAVR.

 

  • Município de Ílhavo – dia 13 de junho, 17h00Centro de Documentação de Ílhavo (CIEMar-Ílhavo)

– Dissertação sobre “Arquivos, Património e História”, por Manuel Ferreira Rodrigues, da Universidade de Aveiro;

– Lançamento da publicação “Nossa Gente: Biografia do Arrais Ançã, por Pedro Silva, do Centro de Investigação e Empreendorismo do Mar de Ílhavo;

– Agradecimento público das doações e depósitos de documentos ao Município de Ílhavo efetuados no 1º semestre de 2018;

– Visitas explicativas à exposição “120 Anos da Restauração do Município de Ílhavo” e à mostra documental “O centenário do Salvamento do Desertas”.

Organização: Câmara Municipal de Ílhavo

 

  • Dia Aberto – no dia 15 de junho o Arquivo Distrital de Aveiro organiza visitas guiadas às suas instalações, às 11 horas e às 15 horas. Limite máximo de 20 visitantes. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e o número de inscrições aceites é limitado a 20 por sessão. Inscrições até 14 de junho através do email [mail@adavr.dglab.gov.pt];

Os arquivos são um pilar fundamental na construção de uma sociedade democrática, que privilegia o respeito pelos direitos dos cidadãos, o acesso à informação e a salvaguarda da memória coletiva, numa ótica de transparência, inovação, qualidade e aproximação aos cidadãos, em conformidade com a Declaração Universal sobre os Arquivos, aprovada na assembleia geral do Conselho Internacional de Arquivos (17 de setembro de 2010), em Oslo e na 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em Paris.

Esta notícia foi publicada em 8 de Junho de 2018 e foi arquivada em: ADAVR, Documento em destaque, Geral.