14 de Fevereiro de 2018
Documento em destaque – fevereiro 2018
O documento em destaque no mês de fevereiro de 2018 refere-se à indústria de fabrico de chapéus, em concreto à empresa “Barata & Pereira” que iniciou a sua atividade, em 15 de agosto de 1911, que tinha como objecto social ”o fabrico e venda de chapéus e bonés”. A escritura que apresentamos tem como título: “Escritura de sociedade industrial entre Benjamim Pinto Barata e Manuel Alves Pereira”.
Na sociedade atrás referida foram outorgantes:
– Benjamim Pinto Barata e Manuel Alves Pereira, ambos industriais chapeleiros moradores em Águeda.
Contudo, esta sociedade de características oficinais teve vida efémera. Foi fundada em 15 de Agosto de 1911 e em 15 de Novembro desse ano, os dois sócios dissolviam-na, ficando o primeiro com o activo e passivo da mesma.
É possível que esta oficina sofresse com os efeitos da concorrência dos estabelecimentos fabris de Oliveira de Azeméis e de S. João da Madeira.
Com o início da fabricação do chapéu fino e a introdução das “máquinas”, a melhoria de qualidade dos chapéus fabricados e a procura no estrangeiro de matéria-prima superior, a indústria de Chapelaria conhece em S. João da Madeira um grande desenvolvimento, especialmente a partir da I Guerra Mundial. Com o decorrer dos anos S. João da Madeira torna-se o principal centro de chapelaria do País.
A título de exemplo refira-se que em 1946 as fábricas de chapelaria existentes em S. João da Madeira representavam 75% das unidades fabris de todo o país, sendo que dos 1775 operários desta indústria, 1263 exerciam a sua actividade no distrito de Aveiro, e destes, 1212 no Concelho de S. João da Madeira.
A escritura da empresa em apreço pode ser consultada no livro de escrituras do notário Júlio Gomes Conceição e Silva, liv. nº 74,
fólios 6 a 7v. Livro este sob custódia do Arquivo Distrital de Aveiro com a cota atual: PT/ADAVR/NOT/CNAGD3/001/0110.
Teresa Valente
Assistente Operacional/ADAVR
Fonte: Rodrigues, Manuel Ferreira, – Empresas e empresários das indústrias transformadoras, na sub-região da Ria de Aveiro, 1864-1931. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. 733 p. ISBN 978-972-31-1322-