Saltar os Menus

Notícias

27 de Julho de 2017

DOCUMENTO EM DESTAQUE – JULHO 2017

No âmbito do projeto “Documento em destaque 2017”, o Arquivo Distrital de Aveiro irá mensalmente durante todo o ano de 2017 destacar um documento que custodia nos seus acervos com a seguinte temática: “Empresas e Empresários das Indústrias Transformadoras na Sub-Região da Ria de Aveiro, 1864-1931”.

O documento em destaque no mês de julho de 2017 refere-se à indústria de moagens de cereais, em concreto à firma “COMPANHIA Aveirense de Moagens, SARL” que iniciou a sua atividade enquanto sociedade anónima de responsabilidade limitada, em 28 de outubro de 1920, por transformação da sociedade em nome colectivo de Cristo Rocha, Miranda & Companhia, que lhe dá origem. A escritura que apresentamos tem o título “Constituição da Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada que fazem Manuel Homem de Carvalho Cristo e outros desta cidade” .

Na sociedade atrás referida foram outorgantes e consequentemente 11 sócios:
– Manuel Homem de Carvalho Cristo, casado, proprietário; Albino Pinto de Miranda, casado, negociante; Henrique dos Santos Rato, casado, industrial; Laurinda Augusta da Costa, solteira, proprietária; Adelaide Rocha Marques da Cunha, viúva, proprietária; Inácio Marques da Cunha, casado, proprietário; Francisco Manuel Homem de Carvalho Cristo, divorciado, jornalista; António Conceição Rocha e esposa Carolina Joana, proprietários; Manuel Barreiros de Macedo, proprietário; José Ferreira, proprietário.

A empresa “COMPANHIA Aveirense de Moagens, SARL” além da «exploração da indústria de cereais, descasque preparação de arroz, fabricação de massas alimentícias e bolachas, panificação e indústrias congéneres», o seu objecto social contemplava igualmente a «compra e venda de cereais, legumes e espécies de produtos agrícolas destinados à alimentação, farinhas, seus compostos ou derivados», podendo «manter ou explorar fábricas, armazéns ou casas de venda» que julgasse conveniente.
A escritura da empresa em apreço pode ser consultada no livro de escrituras do notário Silvério de Magalhães, liv. nº 99, de folhas 10 a 15. Livro este sob custódia do Arquivo Distrital de Aveiro com a cota atual: PT/ADAVR/NOT/CNAVR2/001/0367.

As instalações da empresa COMPANHIA Aveirense de Moagens, SARL, sita nos Santos Mártires, foram em 2004 transformadas e convertidas na atual Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, que resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tendo como grande objetivo a divulgação de ciência e a promoção da cultura científica e tecnológica.

Rosa Batista
Assistente Operacional/ADAVR

Esta notícia foi publicada em 27 de Julho de 2017 e foi arquivada em: ADAVR, Documento em destaque, Geral.