Saltar os Menus

Notícias

25 de Novembro de 2016

2º Encontro de Arquivos Municipais de Aveiro

encontro_arquivos250_476768717583817d692bc4A Câmara Municipal de Espinho recebeu na passada quarta feira (23 nov.), o 2º encontro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro.

Este encontro reuniu os responsáveis de 17 arquivos municipais da região de Aveiro, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, e foi organizado pelo Arquivo Distrital de Aveiro da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Vicente Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Espinho, presidiu a este encontro. Foram abordados temas como a implementação do software de descrição arquivística AtoM (“o acesso à memória”). Trata-se de um software open source de acesso à informação através da internet. O Arquivo Municipal de Espinho usa este software desde 2013 e partilhou a experiência com a sua utilização. Foi ainda apresentada uma proposta de gestão do Plano de Classificação de Informação Arquivística das Autarquias Locais (PCIAAL) que tem como objetivo promover a utilização de uma única estrutura para classificar e organizar a documentação do setor público. Este projeto enquadra-se na linha estratégica “Agenda dos Arquivos para a Modernização Administrativa”.

O reinício dos trabalhos após a pausa de almoço, deu-se com o debate sobre a Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto, que aprova o regime de acesso à informação administrativa, conduzido por Carlos Gaio, Jurista do Município de Espinho. Esta nova lei introduz alterações ao nível do conceito de documento administrativo e também sobre a definição do que o legislador entende por documentos nominativos.

Porfírio Correia, Diretor do Arquivo Distrital de Aveiro, fez uma apresentação do projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto do Distrito de Aveiro. O projeto tem como objetivo proceder a um diagnóstico de situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio e desporto e definir uma estratégia de salvaguarda e valorização de património arquivístico destas entidades durante o ano de 2017.

Este Encontro de Arquivos Municipais lançou as bases para um trabalho colaborativo entre os arquivos da região, com o objetivo de preservar uma memória e uma identidade local, regional e nacional.

Participantes: Águeda, Albergaria-a-Velha, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Mira, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Ovar, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.

Fonte: http://portal.cm-espinho.pt/pt/noticias/2-encontro-de-arquivos-municipais-de-aveiro/

Esta notícia foi publicada em 25 de Novembro de 2016 e foi arquivada em: ADAVR, Documento em destaque, Geral.