7 de Março de 2016
Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: diagnóstico e estratégia
APRESENTAÇÃO GERAL
A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) vai levar a efeito, em 2016, o “Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: diagnóstico e estratégia”.
O Projeto tem como objetivos:
1) Proceder a um diagnóstico de situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio e desporto;
2) Definir uma estratégia de salvaguarda e valorização de património arquivístico destas entidades.
O Projeto conta com a colaboração da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), de 14 câmaras municipais do Distrito de Faro e da Rede de Arquivos do Algarve (RAALG). Inclui ainda o apoio do Arquivo Distrital de Braga e do Arquivo da Universidade de Coimbra.
DIAGNÓSTICO E QUESTIONÁRIO
O Diagnostico realizado no âmbito do Projeto assenta nos resultados de um Questionário sobre a situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio e desporto, que a DGLAB leva a efeito entre 7 de março e 6 de maio de 2016.
O Questionário desenvolve-se a dois níveis:
- Nível nacional – destinado às associações filiadas na Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), criadas antes de 25 de abril de 1974. Abrange 25% da totalidade das associações mais antigas existentes em Portugal continental, independentemente do distrito a que pertencem (veja aqui a Lista 1 das entidades respondentes).
- Nível distrital – aplicado apenas ao Distrito de Faro e destinado a todas as associações criadas antes de 25 de abril de 1974 que foram identificadas pelas câmaras municipais que colaboram com a DGLAB nesta iniciativa (veja aqui a Lista 2 das entidades respondentes).
O Questionário pretende proceder ao mapeamento dos arquivos das associações, identificando os conjuntos documentais existentes, o seu contexto e datas de produção, a sua dimensão e suportes predominantes, estado de tratamento, bem como as condições de instalação e conservação da documentação. Pretende ainda identificar eventuais situações de risco de perda de património e outras situações relevantes para a fase seguinte, onde se procederá à definição de uma estratégia para a salvaguarda e a valorização do património arquivístico destas entidades.
O Questionário deve ser preenchido através da internet, acedendo à plataforma Survey Monkey, através do seguinte link: https://pt.surveymonkey.com/r/associacoes. A password de acesso foi divulgada através de ofício da DGLAB para as entidades convidadas a participar, também designadas por entidades respondentes. Caso exista alguma dificuldade de acesso, a plataforma refere os procedimentos a efetuar.
Para apoio ao preenchimento, a DGLAB disponibiliza nesta página um conjunto de ficheiros em pdf, cuja leitura prévia recomendamos:
1 – A matriz do Questionário, em PDF, destinada exclusivamente a apoiar a preparação da resposta a inserir na plataforma;
2 – O glossário dos termos técnicos de arquivo e outros igualmente relevantes que surgem ao longo do Questionário.
3 – Um exemplo fictício do preenchimento do Questionário.
Estão ainda previstas as seguintes situações de apoio:
1. Para as associações filiadas na CPCCRD que não pertencem ao distrito de Faro, em caso de necessidade, poderão contactar o arquivo distrital da sua área geográfica por linha telefónica ou por correio eletrónico (veja aqui a Lista de contactos dos arquivos distritais). Para o Distrito de Lisboa poderão ainda contactar os serviços centrais da DGLAB, no edifício da Torre do Tombo através do tel.: 2100372 ou por correio eletrónico dsan@dglab.gov.pt. Em ambas as situações poderão as entidades marcar reunião de esclarecimento caso seja necessário, na sede do respetivo arquivo Distrital, ou na Torre do Tombo, no caso do Distrito de Lisboa.
2. As associações do Distrito de Faro mais antigas serão contactadas pela Câmara Municipal respetiva (veja aqui a Lista de contactos das câmaras municipais) para uma visita de ajuda ao preenchimento do Questionário (até 10 por concelho, indicadas na Lista 2 das entidades respondentes).
As restantes entidades, em caso de necessidade, poderão contactar o Arquivo Distrital de Faro através do tel.: 289008800 ou por correio eletrónico mail@adfar.dglab.gov.pt . Em ambas as situações poderão as entidades marcar reunião de esclarecimento caso seja necessário, na sede do referido Arquivo. Está ainda previsto que duas destas últimas associações, selecionadas pelo Arquivo, sejam contactadas, até 11-3-2016, para uma visita de ajuda ao preenchimento do Questionário.
Para conhecer a situação concreta destas associações, pode consultar aqui a Lista 2 das entidades respondentes.
SESSÕES DE APRESENTAÇÃO
Estão previstas as seguintes sessões de apresentação e de esclarecimento sobre o Projeto, principalmente sobre o Diagnóstico e o Questionário:
– Dia 7 de março – 16h-18h –Torre do Tombo – Lançamento nacional;
– Dia 9 de março – 16h-18h – Club Farense;
– Dia 10 de março – 16h-18h – Arquivo Distrital do Porto.
ETAPAS POSTERIORES DO PROJETO
Para conhecer as etapas posteriores do Projeto consulte aqui o ficheiro de apresentação do mesmo, utilizado nas referidas sessões (brevemente disponível).
EQUIPA DE PROJETO E CONTACTOS
DGLAB – Direção de Serviços de Arquivística e Normalização
Pedro Penteado (coord.), Catarina Guimarães, Maria José Fidalgo. Apoio administrativo: Lurdes Almeida.
Contactos: pelo tel. 210037221 ou por correio eletrónico dsan@dglab.gov.pt .