Saltar os Menus

Notícias

7 de Março de 2016

Arquivos Religiosos da cidade de Aveiro

Domus EcclesiaeO Arquivo Distrital de Aveiro informa que se encontra disponível no seu repositório o projeto “DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE.” – Arquivos religiosos da cidade de Aveiro, de acordo com o protocolo celebrado com a Diocese de Aveiro e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do “Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de acervos documentais”, bem como o “catálogo” que hoje é disponibilizado em formato pdf.
Este projeto compreende os fundos documentais existentes nos Arquivos das duas paróquias urbanas de Aveiro, paróquia de Nossa Senhora da Glória e Paróquia da Vera Cruz, acrescidos do Arquivo da Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro, num total de 38 fundos documentais, mais de 9 mil descrições arquivísticas e cerca de 53000 imagens.
“Embora se conhece-se a existência da documentação tratada pelas descrições apontadas no estudos realizados em 1906 pelo aveirógrafo José Reinaldo Rangel de Quadros Oudinot, com recurso à consulta destes Arquivos, estudos editados em 2009 pela Câmara Municipal de Aveiro, o objetivo do presente catálogo online é o de disponibilizar de forma inédita os conteúdos de todo o espólio documental ao público de uma forma consistente, ora organizada de acordo com o seu atual inventário e com a respetiva imagem digital. Os três Arquivos foram organizados, na recente inventariação, segundo os diferentes fundos de entidade produtora da informação, com atribuição de cotas, que permitiram agrupá-los no catálogo presente em 38 fundos documentais.”

Catálogo: Arquivos Religiosos da Cidade de Aveiro

Esta notícia foi publicada em 7 de Março de 2016 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.