Saltar os Menus

Notícias

8 de Junho de 2015

Dia Internacional dos Arquivos – programa

 

Dia Internacional dos Arquivos_ADAVR2015_Final

O Arquivo Distrital de Aveiro assinala esta data com um conjunto de acções que procuram sensibilizar o público para a importância dos Arquivos e dos seus acervos:

10h00 – disponibilização em linha de 74 livros de registos de passaportes do Fundo do Governo Civil de Aveiro. 45.622 imagens (representações digitais) num total de 140.288 registos de passaportes acessíveis em:https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1314159

12h00 – Assinatura de Protocolo de Depósito do Fundo Documental da Junta de Freguesia de Aradas
Local: Sede da Junta de Freguesia de Aradas – Aveiro

16h00 – inauguração da exposição de Pintura de Gilles Bergoin “Reflexos”, no Auditório do Arquivo Distrital de Aveiro, R. Dr. Alberto Souto, Aradas—Aveiro.

17h30 – assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Ílhavo e a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Arquivo Distrital de Aveiro), no âmbito do projeto “Ílhavo, Terra Milenar”
Palestra “os Arquivos na História Local”
Local: CIEMar – Ílhavo

 

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.

O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos visa proporcionar condições para que, em todo o Mundo, se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos, bem como alertar a sociedade para a responsabilidade que tem na preservação dos arquivos, dada a sua importância para a preservação da memória e da identidade coletivas.

Esta notícia foi publicada em 8 de Junho de 2015 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.