Saltar os Menus

Notícias

4 de Maio de 2016

1º Encontro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro 2016

ARQ_4898Na passada sexta-feira, dia 29 de abril, no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, realizou-se o 1º Encontro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro 2016.
O Arquivo Distrital de Aveiro promoveu a realização deste 1º Encontro de 2016 com o intuito de promover a criação de uma rede de Arquivos na Região de Aveiro, em articulação com a Rede Nacional de Arquivos. A organização a cargo do Município de Albergaria-a-Velha foi inexcedível no acolhimento aos participantes e na qualidade do programa apresentado.
Da região de Aveiro estiveram representados 17 municípios; Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Mira, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.
Após o acolhimento aos participantes por parte do Ex-mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Augusto Amaral Loureiro Santos, deu-se início aos trabalhos, com a apresentação do tema “Uma viagem à memória da UA”, pela Drª Cristina Cortês (Universidade de Aveiro), seguindo-se a apresentação do projeto de implementação do AtoM no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, pelo Dr. Hélder Gomes. Os trabalhos da manhã encerraram com uma visita às instalações do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha.
De tarde os trabalhos foram retomados com apresentação do Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: diagnóstico e estratégia, pelo Diretor de Serviços da DSAN–DGLAB, Dr. Pedro Penteado, que deixou aos participantes um conjunto de desafios para este e para o próximo ano. A cargo da Drª Alexandra Lourenço da DNAA-DGLAB esteve apresentação do Projeto ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística.
O Projeto ASIA enquadra-se na linha estratégica “Agenda dos Arquivos para a Modernização Administrativa”, na continuidade dos produtos desenvolvidos para a interoperabilidade semântica e a construção de uma linguagem comum na Administração Pública (Metainformação para a Interoperabilidade – MIP, Macroestrutura Funcional – MEF e Lista consolidada de processos de negócio. Este novo documento de trabalho identifica os prazos de conservação administrativa e o destino final da informação constante nos processos de negócio executados pela Administração Pública, tendo em vista a eliminação da informação supérflua e a adequada conservação da informação que garante de direitos e deveres, bem como a memória e identidade, permitindo a implementação de boas práticas de gestão. Com base neste instrumento as entidades da Administração Pública poderão de uma forma simplificada produzir as suas Portarias de Gestão de Documentos, dando corpo legal ao destino da informação arquivística.
Após um período de debate e de desafios, o 1º Encontro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro foi encerrado pelo Ex.mo Sr. Vice-Presidente e responsável pelo pelouro da Cultura, Dr. Delfim Bismark, que manifestou a disponibilidade do Município de Albergaria-a-Velha para acolher novas iniciativas que o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro venha a organizar.

1º Encontro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro 2016.Na passada sexta-feira, dia 29 de…

Publicado por Arquivo Distrital de Aveiro em Quarta-feira, 4 de Maio de 2016

Esta notícia foi publicada em 4 de Maio de 2016 e foi arquivada em: ADAVR, Documento em destaque, Geral.