Saltar os Menus

Notícias

30 de Novembro de 2015

Projeto “DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE.”

Domus EcclesiaeO Arquivo Distrital de Aveiro informa que se encontra disponível no seu repositório o projeto “DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE.” – Arquivos religiosos da cidade de Aveiro, de acordo com o protocolo celebrado com a Diocese de Aveiro e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do “Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de acervos documentais”.
Este projeto compreende os fundos documentais existentes nos Arquivos das duas paróquias urbanas de Aveiro, paróquia de Nossa Senhora da Glória e Paróquia da Vera Cruz, acrescidos do Arquivo da Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro, num total de 38 fundos documentais, mais de 9 mil descrições arquivísticas e cerca de 53000 imagens.
“Embora se conhece-se a existência da documentação tratada pelas descrições apontadas no estudos realizados em 1906 pelo aveirógrafo José Reinaldo Rangel de Quadros Oudinot, com recurso à consulta destes Arquivos, estudos editados em 2009 pela Câmara Municipal de Aveiro, o objetivo do presente catálogo em linha é o de disponibilizar de forma inédita os conteúdos de todo o espólio documental ao público de uma forma consistente, ora organizada de acordo com o seu atual inventário e com a respetiva imagem digital. Os três Arquivos foram organizados, na recente inventariação, segundo os diferentes fundos de entidade produtora da informação, com atribuição de cotas, que permitiram agrupá-los no catálogo presente em 38 fundos documentais.”
Muito em breve será disponibilizado o catálogo deste projeto de modo a que os investigadores e eventuais interessados passem a ter um instrumento de pesquisa que lhes permita explorar o valioso manancial de informação, contida nos documentos que registam a ação e vivência destas instituições ao longo dos seus 625 anos de existência documental.
Ao longo do mês de dezembro iremos diariamente divulgar todos os fundos documentais deste projeto que se encontram acessíveis em:http://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/diocesanos/

Esta notícia foi publicada em 30 de Novembro de 2015 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.