O Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, inaugurado no dia 16 de Maio de 2009, encontra-se instalado no edifício conhecido como “Casa das Escadas Redondas” mandado construir na segunda metade do século XIX, presumivelmente no ano de 1881, data inscrita no frontão do portão original.
Até à sua aquisição pela Câmara Municipal, em 1979, com vista à instalação da maternidade do hospital, serviu de habitação a algumas personalidades da sociedade oliveirense.
Com o fim da necessidade de expansão do hospital, a Câmara entendeu auxiliar a instalação da CERCIAZ, através da cedência deste edifício. Situação que durou de 1980 a 1988.
Após a saída da CERCIAZ, várias foram as hipóteses ponderadas para a utilização do edifício – esquadra da PSP, Centro de Saúde, Escola de Enfermagem – sem que nenhuma viesse a concretizar-se.
Por fim, em 2001, decidiu-se, com a colaboração do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, dar uma nova função ao edifício, adequada à memória que ocupa no imaginário colectivo dos oliveirenses, transformando-o em Arquivo Municipal que, até então, tinha ocupado espaços provisórios e pouco ajustados à preservação de documentação com importância histórica.
Para esse efeito foi elaborado um projecto de reabilitação, adaptando o edifício às necessidades da sua nova função, e realizadas as obras necessárias para devolvê-lo ao público.
A intervenção de arquitectura procurou recuperar a harmonia exterior do edifício, com a reabertura de portas e janelas que haviam sido tapadas, e manter, no essencial, a distribuição dos compartimentos no interior, de acordo com as necessidades de funcionamento do Arquivo, separando as áreas públicas (recepção, sala de leitura, biblioteca de referência/ espaço Internet, sala do serviço educativo, sala de exposições) das áreas técnicas (sala de recepção/eliminação, sala de limpeza e expurgo, sala de tratamento arquivístico, sala de reprodução de documentos).
ACERVO ARQUIVÍSTICO
FUNDOS EXISTENTES NO ARQUIVO MUNICIPAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS:
- Arquivos Públicos
– Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
– Câmara Municipal da Bemposta
– Delegação Escolar de Oliveira de Azeméis
– Governo Civil de Aveiro
Arquivos Privados
– António César Guedes
– Centro Vidreiro do Norte de Portugal
– Comissão de Melhoramentos do Parque de La Salette
– Foto-Paúl
– Novo Theatro Oliveirense
– Viúva Bastos & Filhos
Instrumentos de pesquisa
- O inventário encontra-se em elaboração, no entanto, está disponível uma versão provisória em: http://arquivo.cm-oaz.pt/?op=artigo&mn=499&id=106
- Inventário do Património Cultural Móvel – Concelho de Oliveira de Azeméis
Serviços
Sala de leitura / Acesso: As condições de acesso à sala de leitura estão disponíveis em:
http://arquivo.cm-oaz.pt/imagem/Regulamento%20versão%20definitiva.pdf
Reprodução de documentos: As condições estão disponíveis em:
http://arquivo.cm-oaz.pt/imagem/Regulamento%20versão%20definitiva.pdf
http://arquivo.cm-oaz.pt/?op=artigo&mn=88&id=1007
Serviço educativo: Este serviço promove um conjunto de acções (actividades para o meio escolar, acções de formação, workshops, visitas guiadas) que visam sensibilizar e motivar os diferentes públicos para a consulta das fontes documentais, fomentar o gosto pelo conhecimento da história local, e alertar para a importância do trabalho arquivístico.
O calendário de actividades está disponível em: http://arquivo.cm-oaz.pt/imagem/Calendário%20de%20actividades%20-%202016vf.pdf
A marcação de actividades pode ser efectuada através do email: arquivo@cm-oaz.pt
Regulamento
Regulamento disponível em:
http://arquivo.cm-oaz.pt/imagem/Regulamento%20versão%20definitiva.pdf