O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, inaugurado a 21 de Novembro de 2008, fica situado no edifício da Antiga Cadeia, edifício mandado construir em 1901 pelo Presidente da Câmara Municipal, Bernardino Máximo de Albuquerque. A 10 de Março de 1906, foram para ali transferidos os primeiros presos, tendo funcionado como centro de detenção até ao início dos anos 70 do século passado. Daí até meados dos anos 80, mais propriamente até 1986, esteve o espaço encerrado, altura em que foi adaptado para acolher, temporariamente, os Serviços da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, enquanto decorreram as obras de requalificação do edifício dos Paços do Concelho. A partir de 1993, o edifício albergou diversos serviços, entre os quais a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico Nº 3, a Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro para a Divulgação das Tecnologias de Informação (CDTI).
Em 2002, a autarquia considerou ser urgente criar um espaço próprio para instalar o Arquivo Municipal na medida em que os documentos da autarquia se encontravam espalhados por vários locais e, em alguns casos, sem quaisquer condições de conservação ou de consulta. O Edifício da Antiga Cadeia pareceu ser o local ideal para este fim, tendo a Câmara Municipal iniciado o consequente processo que conduziu, em 2004, à apresentação de uma candidatura ao Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) para a integração do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha na Rede Nacional de Arquivos e realização de obras de adaptação do edifício. A 17 de Fevereiro de 2005, foi celebrado um Acordo de Colaboração com o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, homologado pelo então Secretário de Estado para os Bens Culturais, José Amaral Lopes, numa cerimónia realizada no Arquivo Distrital de Aveiro. Com este acordo, o Município garantiu um importante financiamento (40 %) para as profundas obras de requalificação que permitiram um espaço condigno para guardar a memória histórica do Município de Albergaria-a-Velha, tendo, ainda, a Câmara Municipal feito um importante investimento em mobiliário e equipamento.
Acervo arquivístico
Arquivos Públicos
GF Administração Central Desconcentrada
GF Administração Local
GF Administração Escolar
GF Monástico-Conventuais
GF JudiciaisArquivos Privados
GF Associações
GF Empresas
GF Pessoas SingularesCol. F Arquivo Fotográfico
Col. F Arquivo Audiovisual
Col. F Arquivo de Música Escrita
Col. F Notícias de Imprensa
Instrumentos de pesquisa
- http://arquivo.cm-albergaria.pt/index.php/
- Inventário do Património Cultural Móvel – Concelho de Albergaria-a-Velha
Serviços
http://arquivo.cm-albergaria.pt/index.php/servico2
Consulta presencial de documentação de arquivo, disponibilizando instrumentos de apoio à consulta. O utilizador deve-se fazer apresentar pelo documento de identificação e estar registado na ficha de utilizador do Arquivo Municipal.
Regulamento
- Regulamento n.º 88/2009 – Regulamento interno do Município de Albergaria-a-Velha que estabelece as normas de funcionamento do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha
- Regulamento Municipal e Tabela de Taxas, Preços e Licenças – Regulamento interno do Município de Albergaria-a-Velha que estabelece preços e indica os serviços previstos