A documentação existente no Arquivo da Câmara Municipal de Águeda, (CMA) resultou de uma extensa produção documental, decorrente da actividade das instituições que, desde o século XVI, gerem a área que hoje corresponde ao Concelho. O Arquivo da Câmara Municipal de Águeda é um recurso fundamental, quer para a actividade administrativa, quer para o reforço da memória colectiva das gentes do Concelho. Dos acervos existentes, salientamos os seguintes: Câmara Municipal; Administração do Concelho; Juntas da Paróquia; Julgados de Paz, Tombos Setecentistas; Foral de Óis da Ribeira; das antigas Câmaras de Aguada de Cima, Assequins (que, aliás, deu origem à actual) Casal d´Álvaro, Óis da Ribeira, Préstimo de Recardães, Segadães, Trofa e Vouga.
O conjunto da documentação à guarda do Arquivo da CMA, representa um dos mais ricos pólos documentais do Distrito, o que é comprovado pela sua integração no PARAM – Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, o que aconteceu em 2001. O Arquivo da CMA, estuda a implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Informação e da Documentação, que abarcará todas as fases de criação e disseminação da informação relevante para a gestão dos serviços e do Concelho. O referido Sistema preconiza a gestão da informação, desde a fase inicial da sua produção, passando pela circulação administrativa e concluindo na fase de arquivo definitivo. Sustentada por uma efectiva aplicação das novas tecnologias da informação e de gestão electrónica de documentos, incluindo bancos de dados, imagem e arquivo digital).
Os objectivos a atingir, passam por uma maior eficácia e eficiência e pela simplificação dos circuitos e procedimentos administrativos, com o consequente aumento do controlo. Assim, garantir-se-á o direito ao acesso à informação, potenciando o princípio da participação dos cidadãos numa cada vez mais transparente administração da coisa pública. Em função do aumento do conhecimento das actividades da CMA e da importância do Concelho, será possível, em paralelo, preservar-se de forma mais efectiva a memória colectiva, por mero uso da informação que a todos concerne. Esta missão terá uma utilidade mais objectiva, ao se proceder à incorporação, estudo e preservação de arquivos pessoais e familiares, e das associações, empresas e outras instituições do Município. No âmbito do POSI – Programa Operacional para a Sociedade da Informação, o Arquivo da CMA foi equipado com um espaço público de acesso à Internet, aberto aos munícipes.
Acervo arquivístico
Câmara Municipal de Águeda (1516 – 2006)
Instrumentos de pesquisa
Serviços
Os serviços incluem: uma sala de consulta e 3 computadores com acesso gratuito à Internet
Regulamento
–